Bolsonaro diz que tomará providência se preço do petróleo disparar

Read Time1 Minute, 27 Second

Estação de Petróleo da Saudi Aramco em Abqaiq, foi alvo de ataque em setembro© Reprodução/Saudi Aramco Estação de Petróleo da Saudi Aramco em Abqaiq, foi alvo de ataque em setembro

O presidente Jair Bolsonaro disse que convocou uma reunião para a próxima 2ª feira (6.jan.2020), em Brasília, para tratar sobre a alta do preço dos combustíveis. Ele disse que tomará providências se o valor disparar nas refinarias, possível consequência da crescente tensão no Oriente Médio devido a ataques dos Estados Unidos ao Irã.

Ele conversou com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e voltou a dizer que o governo não tem como interferir na precificação dos produtos vendidos pela estatal. Bolsonaro apelou para que os governadores atuem para segurar os impostos.

“Eu converso com o almirante Bento [Albuquerque, ministro de Minas e Energia], com o presidente da Petrobras e com o Paulo Guedes [ministro da Economia] e nós temos uma linha de não interferir, mas acompanhar e buscar soluções. A gente apela aos governadores. Vamos supor que aumente 20% o preço do petróleo, vai aumentar em 20% o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], não dá para os governadores cederem nisso aí também? Porque todo mundo perde, quando você mexe em combustível, toda a nossa economia é afetada”, disse.

O barril tipo brent do petróleo subiu 3,64% nesta 6ª feira, cotado aos US$ 68,60. Este é o maior valor desde setembro de 2019, quando as instalações petrolíferas da Arábia Saudita sofreram ataques.

O motivo da nova alta é o ataque aéreo dos Estados Unidos, que matou 1 dos principais chefes militares do Irã no aeroporto em Bagdá. A escalada das tensões pode interromper o fornecimento de petróleo na região.

0 0

About Post Author

Welinton Brunialti

Jornalista - MTB -0077859/SP
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Universidade do RJ abre inscrição para pós em operação de drones

O agro cada vez adota os drones para controle da produção e aumento da segurança. Empresários do campo, no entanto, poderiam tirar mais proveito da capacidade tecnológica e de observação dos aparelhos voadores. Para quem quer se especializar ou capacitar colaboradores, já há cursos com conteúdo teórico e prático, que […]

Subscribe US Now