Como pessoas que têm diabete podem aproveitar as ceias de fim de ano?

admin
Read Time1 Minute, 48 Seconds

Imagine aquela mesa repleta de comidas típicas de fim de ano, como salada de macarrão, farofa, maionese, pernil, peru. Fora as guloseimas como panetone e toda a variedade de sobremesas como mousse e pavê.

Como pessoas que têm diabete podem aproveitar as ceias de fim de ano? Diante da fartura, os pacientes sempre ficam na dúvida do que é permitido ou não consumir.

A boa notícia é que é possível fazer refeições mais leves, com menos gordura e açúcares e ricas em hortaliças, frutas e condimentos naturais.

“Uma boa alternativa para quem tem diabete é apostar no peito de peru, carnes e peixes assados, arroz integral, salada feita com vegetais e frutas não muito doces. É importante também evitar o consumo de álcool ou dar preferência para os destilados como vinhos secos, tintos, brancos ou champanhes, mas mantendo sempre a hidratação”, alerta o endocrinologista Fadlo Fraige, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Uma outra recomendação para quem tem a diabete é evitar longos períodos de jejum. E como os jantares das festas de fim de ano costumam começar tarde da noite, é preciso ficar atento e fazer pequenas refeições ao longo do dia.

“É importante que até o horário da ceia a pessoa coma frutas, castanhas ou amêndoas. Assim, não há o risco de desenvolver um episódio de hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), o que pode provocar sintomas como confusão mental, palpitações, tremores e ansiedade”, esclarece o endocrinologista.

Quem tem a diabete nessa época do ano pode ficar desanimado com a grande oferta de guloseimas e a impossibilidade de consumí-las. No entanto, é importante não deixar de aproveitar os festejos, que vão além da comida.

“O paciente, de forma alguma, deve se excluir das confraternizações com a família, amigos e colegas de trabalho por causa de sua condição. Ele deve apenas tomar cuidado com o que vai consumir e, preferencialmente, deve se alimentar antes de sair de casa para ir à festa”, conclui o endocrinologista Fadlo Fraige, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho é preso

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) foi preso na madrugada desta 6ª feira (20.dez.2019) ao desembarcar no Rio Grande do Norte. Ele retornava de viagem à Europa e é um dos alvos da 7ª fase da Operação Calvário, que investiga desvios de R$ 134,2 milhões na saúde e educação da Paraíba. […]

Subscribe US Now