Evo Morales desembarca em Buenos Aires como ‘refugiado’

admin
Read Time1 Minute, 30 Seconds

27/11/2019 27 November 2019, Mexico, Mexico City: Bolivian former president Evo Morales speaks during a press conference at Mexico City's Journalists Club. Photo: Alejandro Guzmán/NOTIMEX/dpa POLITICA INTERNACIONAL Alejandro Guzmán/NOTIMEX/dpa© Fornecido por Clarín 27/11/2019 27 November 2019, Mexico, Mexico City: Bolivian former president Evo Morales speaks during a press conference at Mexico City’s Journalists Club. Photo: Alejandro Guzmán/NOTIMEX/dpa POLITICA INTERNACIONAL Alejandro Guzmán/NOTIMEX/dpa

Após ficar quase um mês no México e alguns dias em Cuba, depois de renunciar à presidência da Bolívia, em meio a uma grave crise política, Evo Morales chegou à Argentina e permanecerá no país como “refugiado”, como confirmou o ministro das Relações Exteriores Felipe Solá.

“Dei a eles asilo para entrarem no país, mas agora eles estão assinando o pedido de refúgio, que é uma condição diferente. E que deve ser aprovado pelo Ministério do Interior. A diferença entre asilo e refúgio é que este último é regulamentado. O asilo, ao contrário, não tem regras, não é regulamentado”, afirmou o chanceler Felipe Solá.

Solá esclareceu que o regulamento exige uma série de exigências, como domicílio, por exemplo. “Queremos de Evo Morales o compromisso de não fazer declarações políticas na Argentina. É uma condição que nós pedimos.” Segundo o chanceler, junto com Evo Morales também chegaram seu ex-vice-presidente, Álvaro García Linera, a ex-ministra Gabriela Montaño e o ex-ministro das Relações Exteriores Diego Pary Rodríguez.

Evo Morales tinha viajado do México para Cuba para fazer um tratamento médico, mas depois da posse de Alberto Fernández decidiu aceitar o convite do novo presidente para morar, pelo menos por um tempo, em Buenos Aires.

No fim de novembro, os dois filhos de Evo Morales – com quem o ex-presidente tem pouco relacionamento pessoal – chegaram na Argentina e atualmente estão morando, cada um em um apartamento, em Buenos Aires.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Bolsonaro recorre a Paulo Skaf para recompor base em SP

© NILTON FUKUDA/ESTADÃO Bolsonaro e o presidente da FIESP, Paulo Skaf, em junho; aproximação visa reestruturar base bolsonarista em SP    O presidente Jair Bolsonaro se aproximou do presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (MDB), e tem delegado ao dirigente empresarial papel estratégico na reestruturação da base de apoio ao Palácio do […]

Subscribe US Now