Por que as mulheres cobrem a cabeça em igrejas ortodoxas russas?

Welinton Brunialti

Tradição das mulheres russas cobrirem a cabeça é mantida nas igrejas ortodoxas.

Read Time2 Minute, 36 Second

Tradição remonta ao legado de Paulo, o Apóstolo. Apesar de a maioria dos cristãos mundo afora não a manterem, a Igreja Ortodoxa Russa ainda insiste nela.

Se você foi criado na tradição ortodoxa na Rússia e visitou igrejas ortodoxas de quando em quando, com certeza, mesmo sendo criança, ficou chocado ao descobrir que no resto do mundo as mulheres entravam livremente em igrejas sem cobrir a cabeça.

Na tradição ortodoxa, porém, esta uma proibição definitiva. É claro que ninguém expulsaria uma mulher que entrasse em uma igreja ortodoxa sem cobrir a cabeça, mas é provável que ela enfrentasse olhares de desaprovação e julgamento, especialmente das bábuchkas locais (as vovozinhas que estão por toda a parte). A razão é simples: na igreja ortodoxa, a mulher deve cobrir a cabeça com um lenço. Mas por quê?

Fontes confiáveis

Historicamente, todas as mulheres cristãs precisavam usar lenços na cabeça, tradição de tempos bastante antigos. No livro 1 do Coríntios, versículo 11, o apóstolo Paulo diz: “Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra sua cabeça – é o mesmo que ter o cabelo raspado”. No século 1°, não se aprovava que uma mulher tivesse o cabelo raspado.

0 0

About Post Author

Welinton Brunialti

Jornalista - MTB -0077859/SP
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe US Now