México denuncia cerco à embaixada na Bolívia

Redação Brasil
Read Time1 Minute, 12 Second

O Ministério das Relações Exteriores do México indicou que um maior número de militares cerca desde terça-feira a residência, onde ex-membros do gabinete do Governo do ex-Presidente Evo Morales procuraram refúgio

© DAVID MERCADO/ Reuters

O México denunciou na quarta-feira a crescente presença de forças de segurança bolivianas junto à embaixada em La Paz, onde ex-membros do gabinete do Governo do ex-Presidente Evo Morales procuraram refúgio.

O Ministério das Relações Exteriores do México indicou que um maior número de militares cerca desde terça-feira a residência. O subsecretário do México para a América Latina, Maximiliano Reyes, descreveu as patrulhas bolivianas em torno da propriedade diplomática como um “cerco”.

Numa nota diplomática de queixa endereçada ao Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, o México disse que existem drones a sobrevoar a residência do embaixador, descrevendo a situação como uma “intromissão indevida”.

Num comunicado divulgado quase ao mesmo tempo, o Ministério disse ter convocado o embaixador da Bolívia para “explicar as ações das autoridades bolivianas”.

As relações entre os dois países estão tensas desde que o México concedeu asilo a Morales depois deste ter renunciado em 10 de novembro, após uma revolta nacional depois deste ter reivindicado vitória numa eleição alegadamente fraudulenta.

Morales, desde então, exilou-se na Argentina e diz que planeia permanecer envolvido na política na vizinha Bolívia, enquanto alguns membros do seu gabinete permanecem escondidos na residência do embaixador mexicano, descritos pelas autoridades bolivianas como “fugitivos”.

0 0

About Post Author

Redação Brasil

Jornalista - MTB -0077859/SP
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

O wasabi tem inúmeros benefícios para a saúde. Sabia?

Se já comeu sushi, provavelmente já está familiarizado com a pasta verde. © iStock Se já comeu sushi, provavelmente já está familiarizado com a pasta verde. Os amantes de sushi reconhecem-lhe de imediato o nome – wasabi, a pasta verde picante e estimulante que confere um sabor característico aos pratos de sushi, temperos e molhos. Vem da planta wasabi e é há muito usada no Japão. Esta pasta, que verdade seja dita não agrada a […]

Subscribe US Now