InternacionalDIREITOS HUMANOSPolitica

Coreia do Norte executa publicamente três homens que tentaram fugir do país

Cidadãos que tentaram chegar à Coreia do sul de barco foram mortos por fuzilamento em ação de intimidação contra deserções

O governo da Coreia do Norte executou publicamente três homens que foram capturados quando tentavam fugir para a Coreia do Sul.

Os condenados, dois irmãos de sobrenome Kim e um amigo de sobrenome Ri, receberam 90 tiros de metralhadora cada em uma demonstração pública de penalidade por deserção. As informações são da rede Radio Free Asia (RFA).

Os três, todos na faixa dos 30 anos, foram capturados enquanto tentavam navegar em um pequeno barco durante um denso nevoeiro. Eles confundiram um barco de patrulha norte-coreano com uma embarcação pesqueira sul-coreana, o que levou à detenção imediata.

As autoridades norte-coreanas utilizaram a execução não apenas como punição, mas também como um método para dissuadir outras tentativas de fuga.

Moradores das áreas próximas ao ocorrido, incluindo trabalhadores de fábricas, fazendas e escolas, foram obrigados a assistir ao fuzilamento, conforme relatado por testemunhas. Após o ato, os corpos foram incinerados, e as autoridades declararam que não haveria espaço para enterrar desertores na região.

“Agora, se alguém for pego tentando ir para a Coreia do Sul, será executado em público, sem exceção”, disse uma fonte citada pela reportagem, cuja identidade foi preservada por questão de segurança.

Desde o fim da Guerra da Coreia, que se estendeu de 1950 a 1953, mais de 34 mil pessoas escaparam da Coreia do Norte e se reinstalaram no Sul. Casos como o dos três homens, que tentaram seguir diretamente para o território sul-coreano, são raros.

Os desertores geralmente se dirigem à China, onde buscam ajuda da representação diplomática de Seul.

FONTE: A REFERÊNCIA

Redação Portugal

O Portal DN7 foi inaugurado em 2015 pelo Jornalista Internacional Alexandre Amaral Brunialti e tem como objetivo divulgar informações que contribuam para educação e a cultura geral. Promover a Cultura da PAZ. Direção: Welinton Brunialti MTB 0077859/SP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo